
O Estado de Exceção
- Marie Goupy
- 347 Páginas
Avaliações: 0
Baixar livro O Estado de Exceção em ePub Pdf ou Mobi
Sinopse
Embora dele tenha se afastado, a ponto de se tornar uma obra completamente diferente, este livro surge na sequência de um trabalho de doutoramento realizado na ENS-Lyon, sob a orientação benevolente e rigorosa do Professor Michel Senellart. É, pois, naturalmente a ele que vão os meus primeiros agradecimentos, bem como aos membros do júri, Carlos Miguel Herrera, Hélène l’Heuillet e Gabriel Périès, os quais contribuíram para a minha pesquisa com os seus comentários e conselhos. Também agradeço calorosamente a Yann Potin, que apoiou meu projeto com muita generosidade e paciência, bem como a Maurice Poulet.
Muito obrigada mais uma vez a Andrew Feenberg e Anne-Marie Dibon pelo seu amigável acolhimento na Universidade Simon Fraser, em Vancouver: as formidáveis conversas que tive com eles acompanharam a escrita deste livro. Foi durante a minha estadia na Fondation des Treilles,1 onde encontrei condições de trabalho excepcionais, que consegui terminar este trabalho.
A pesquisa e a escrita deste livro foram realizadas no âmbito da minha inscrição no Laboratoire Triangle (UMR 5206), da ENS-Lyon, e foram concluídas na minha associação com o Laboratoire Sophiapol (EA 3932), da Universidade de Paris X-Nanterre. Elas também foram beneficiadas pelo quadro oferecido pelo Institute for the Humanity Lab, da Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá), onde fui recebida como Bolsista Convidada para Pesquisa, graças ao apoio do LASCO (Laboratório de Ideias do Institut Mines-Télécom).
Agradecimentos cordiais a Ghislain Benhessa, que, por meio de seu trabalho e de nossas trocas, acompanhou a orientação de alguns pontos importantes de minhas análises, bem como a Pierre-Antoine Chardel por seus conselhos benevolentes. Finalmente, obrigada a Thomas Berns por seu apoio e pela delicada atenção que dedica aos projetos intelectuais que conhece.
Reservo um lugar especial para Élise Huilerie, economista, para Alice Canabate, sociólogo, e para Erwan Sommerer, cientista político, cujas conversas e releituras acompanharam momentos importantes da redação do meu livro. E, mais do que tudo, agradeço aos meus amigos filósofos Sophie Seban, Gauthier Autin e Lionel Rousseau, que, por meio de suas sábias e sempre generosas leituras, vêm contribuindo há muito tempo e mais do que podem imaginar para o andamento do meu trabalho.




