
Quem Me Roubou de Mim?
- Padre Fábio de Melo
- 138 Páginas
Avaliações: 0
Baixar livro Quem Me Roubou de Mim? em ePub Pdf ou Mobi
Sinopse
CONDIÇÃO DE VÍTIMA
Estabelecido o seqüestro do corpo, inicia-se então um processo mais destruidor que é a "condição de vítima".
Ao separar a pessoa seqüestrada de seu espaço de identificação, e confiná-la num espaço de negação, o seqüestrador estabelece com o seqüestrado uma relação de dependência.
A manutenção da vida agora depende do estranho recém-chegado.
O que antes era um direito da pessoa, direito inalienável, agora esta inteiramente ameaçado, nas mãos de outras pessoas totalmente desconhecidas. A consciência da dependência e a certeza de que a vida agora já não lhe pertence, porque está em outras mãos, colocam o seqüestrado numa condição de inteira e total fragilidade.
Essa fragilidade vira atitude, postura. Desencadeia o que chamamos de "condição de vitima", uma vez que a rendição è o único jeito de garantir a sobrevivência.
Uma vitima é alguém cujas fraquezas podemos explorar, e é justamente este o método utilizado na maioria dos seqüestros do corpo. O
seqüestrador faz questão de abalar todas as estruturas da pessoa seqüestrada.
Ameaça matar os que ela ama, ameaça atentar contra os seus valores, subjuga e faz questão de demonstrar quem é a autoridade, o centro de todas as decisões. Os maus tratos, a vida na precariedade, o local inóspito, a comida qualquer, o desprezo, tudo estará a serviço desse objetivo único: vitimar.
Quanto maior a sensação de vitima no seqüestrado, maior será o controle do seqüestrador. Quanto pior for o tratamento no cativeiro, maior será o medo e, conseqüentemente, a rendição da vítima.
Sentir medo é um jeito estranho de atribuir autoridade a alguém.
Temer uma realidade ou uma pessoa é o mesmo que lhe entregar o direito de nos assombrar constantemente. Sempre que estamos paralisados pelo medo, de alguma forma, estamos privados de nós mesmos.